terça-feira, 14 de setembro de 2010

Tutorial Básico de Cosplay - Parte 2


Aqui está a segunda parte do tutorial! Desculpem a demora em postá-lo, prometo que os próximos serão mais em seguida!

Tecidos:

Antes de sair comprando tudo que ver na frente, converse com a costureira. Ela é a pessoa mais indicada para ajudar com a escolha dos tecidos. Fale sobre a roupa, quais seus objetivos com ela, os movimentos que você pretende fazer, o quanto pode gastar. Ela saberá indicar o melhor tecido para isso e uma faixa de preços. Outra dica é ir em uma loja de tecidos de confiança, onde você sabe que te venderão o tecido certo e , depois de comprar, confirme com a costureira se aquele realmente é o tecido que você queria; se não for, não tenha vergonha de ir na loja e exigir a troca. Cuidado para não ser enganado, experiência própria!

Aqui, uma breve descrição sobre os tecidos mais usados:

Oxford:
Tecido barato, sem brilho, usado geralmente pra uniformes e trajes sociais.

Vinil
É um tecido mais pesado que o Oxford, ele parece um tipo de couro menos denso e mais brilhante, muito usado para bolsas, corpetes, botas e acessórios Visual Kei.
Cetim
É um tecido bem macio e leve, bom para usar em partes do cosplay que devem esvoaçar. O único problema dele é que, em algumas ocasiões, a cor fica fora da original do personagem, pois o cetim tem um certo brilho perolado. Mesmo o verso do cetim, que é menos lustroso que a frente, reflete bastante a luz.

Malha
é um tipo de tecido feito com fios entrelaçados que, por isso, é mais forte que os outros tipos de tecido. A maioria das camisas comuns (aquelas vendidas em eventos) são de malha, dando uma idéia de como é o tecido. Para personagens que usam camisas/camisetas a malha pode ser uma boa opção, mas em peças maiores ela pode esquentar e dar uma sensação pesada demais, sendo melhor usar um tecido como o Oxford.
Courino
ideal para fazer peças que originalmente são de couro, já que ele é bem mais pesado e difícil de costurar.

Veludo
Tecido relativamente caro. Ele é bem pesado, no estilo "camursa", meio peludinho. Cai bem em vestido do estilo Vitoriano, bem glamurosos e tem um aspecto e toque bem bonitos.

Existem também lojas especializadas em cosplay, aonde você poderá comprar cosplay pronto, principalmente na internet, basta pesquisar!

Acessórios:

Os acessórios de cosplay, como espadas e báculos dão um toque muito especial e único. Eles podem ser feitos por você mesmo com materiais que você tem em casa, comprados prontos ou feitos sob medida.

Você tem duas saídas:

Fazer você mesmo! De preferência com materiais que você acha em casa, como papelão, isopor, compensado...
Pesquise em sites e fóruns de cosplays, sempre se encontram boas ideias e dicas nestes lugares!

Outra saída é recorrer a lojas especializadas e cosmakers. Na internet você pode pesquisar e encontrar as mais diversas lojas e acessórios. Pesquise preços, prazos e divirta-se! Apenas tome cuidado ao comprar pela internet para não ser enganado!

A organização é a base de tudo! Organize-se com antecedência para não ter surpresas depois, principalmente na parte financeira.
Espero que tenham gostado!
Um beijo a todos! Heiwa to Ai! Kissu!!!

Um comentário:

  1. eu quero fazer o cosplay do nemesis do resident evil mas consigo ninguem pra fazer a roupa alguem pode me ajudar

    ResponderExcluir