sexta-feira, 28 de junho de 2013

O decepcionante final de GANTZ


Neste mês encerrou o mangá GANTZ (Hiroya Oku), o capítulo final foi acompanhado de criticas por todo o mundo mas antes de comentar sobre o dito cujo, vou abordar brevemente a trajetória que o mangá tomou. O titulo se trata de um seinen, publico adolescente/adulto, ao todo foram 383 capitulos compilados em 37 volumes. Poucas obras conseguem um sucesso tão notável quanto GANTZ, visto que além do mangá teve:

                             *Uma série animada de 2 temporadas (26 episodios); 
                                                *Um jogo para o console PS2;
                                                        * Duas lightnovel;
               * Três filmes live-action (Um deles é um documentário do Kikuchi).

Irei comentar alguns dados técnicos presentes no mangá que o tornam diferente e cativante. Hiroya Oku soube explorar muito bem todo um clima de suspense e drama, isso graças as sequencias de quadros contendo poucas ou nenhuma fala (semelhante a Lobo Solitário). Acompanhar GANTZ e captar sua atmosfera requer um conhecimento de onomatopeia afim de interpretar as cenas por inteiro, isso faz com que o mangá tenha um ritmo veloz em sua leitura. Não tenham medo do grande numero de capítulos, garanto que nem vão perceber que estão no ultimo volume. Algo que irei comentar futuramente em outra postagem são as referências a filmes americanos, games e animes que o autor gosta. Posso citar de antemão: Dragon Ball, One Piece, Hokuto no Ken, Ponyo, Resident Evil, Karate Kid, Premonição, Bruxa de Blair, Jurassic Park e muitos outros.

Chegou a hora que eu nunca gostaria de comentar, GANTZ decepcionou muito em sua reta final. É triste ver um mangá que nos últimos 5 anos figurou entre os TOP5 mais vendidos do ano causar tamanha indignação aos fãs. Vamos as principais reclamações:

~ O mangá terminou de forma brusca e repleto de perguntas em aberto ~ 
(Ok, concordo)

*O que aconteceu com Heinz Bernstein? Ele foi a pessoa que converteu a tecnologia alienígena e criou todo o "universo dos caçadores". Seu paradeiro fica desconhecido após sua conversa com Kikuchi.
.

*E Sebastian? Foi ele quem levou o Kikuchi ao quarto da verdade? Talvez nunca tenhamos as respostas. Nem saber o que aconteceu com Sebastian.

*O careca da esfera sumiu e nunca mais apareceu, igual aos caçadores: cachorro e urso panda.

*Após o termino da história a tecnologia GANTZ passou a ser usada ao redor do mundo? Seria muito útil defender de possíveis novos ataques e para curas de doenças.

*A luta final não foi tão empolgante quanto se esperava, já que o Alien loiro não ganhou toda prepotência que merecia. 

*O mangá encerrou feliz demais e focou apenas em Kurono e Katou. O alien loiro é forte, mas a luta foi forçada se comparada a outros boss presentes na série.


Resumo:
Hiroya Oku não soube agradar seus fãs e encerrou seu grande sucesso, GANTZ, de forma porca. Me sinto traído em acompanhar uma história por tantos anos e no final não ter respostas ou um epilogo com informações dos personagens pós-catástrofe. Vale a pena ler GANTZ?
Sim, apesar do final fraco e sem respostas a série em toda sua cronologia é cheia de momentos incríveis. Tensão, suspense, ação, romance e todos os elementos necessários para uma aventura épica você vai encontrar nessa obra prima. Se for para avaliar, GANTZ para mim merece 9/10.


Qual a opinião de vocês que acompanharam o mangá? Fiquem ligados que em breve vou publicar muitas matérias dessa que é uma de minhas obras favoritas.

42 comentários:

  1. Gantz foi sensacional, mas o final foi uma merda. A revista q publicou Gantz deveria ter mandado o autor pra casa e só voltar depois de criar um novo final, um q prestasse.

    ResponderExcluir
  2. Finalzin escroto mesmo --''
    Literalmente jogaran na nossa cara "Ta aqui o final" '-'
    Interessante vc mencionar o Sebastian na sua "review" de gantz... No fim, nos nem sabemos quem ele É!
    Não da pista nenhuma! ¬¬
    Eu achava que teriamos mais apos a ameaça dos Gigantes, achei que teria uma nova saga, dessa vez, com um inimigo MUITO PIOR que tudo que ja foi visto até esse ponto!
    Sebastian!!! O.O
    But no, Here´s your ending! GET OVER IT!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU ESSE FINAL DO FILME GANTZ E DIFERENTE DO ANIME GANTZ,MANGA GANTZ ENTAO O CERTO E TER GANTZ 3 Ó FILME/GANTZ TERCEIRA TEMPORADA, PRA MOSTRAR O FINAL VERDADEIRO DO MANGA GANTZ....

      Excluir
  3. Eu não gostei do final. Bom, acho que pro Oku ter feito isso, deve ter sido pela pressão da própria revista pra serie ter um fim, aí ele fez de qualquer jeito, como quem diz "tá aqui esse merda de fim". A serie gantz é perfeita, só o final ficou ruim mesmo. Até o penúltimo cap a seria merecia 10, por causa do último no geral pra mim recebe 9.5. (ainda assim é meu mangá favorito)

    ResponderExcluir
  4. O final do filme deu de 10 x 0 no mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para de defecar pelos dedos cara, filme escroto assim como o final do anime foi uma merda só.

      Excluir
    2. Pode ter sido escroto e ruim o final do filme. Mas que foi melhor que o do mangá, foi.

      Excluir
    3. final do filme quer tem na NETFLI. foi TOP
      anime final bostar.
      manga final NT 00

      Excluir
  5. Final decepcionante nao satisfez minha imaginaçao!

    ResponderExcluir
  6. O final foi simplesmente vomitado...Todas explicações sumiram, as esferas, os carecas das esferas, os vampíros, etc... Aff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Akira, o irmão de kurono, o que aconteceu com kikuchi o reporter, os outros gantzers

      Excluir
  7. q final de porra!!
    não esperava um final desse em um mangá tão bom! foi um dos finais mas escrotos de todos os tempos!
    varias coisas nos últimos cap já estavam me deixando irritada, como por exemplo o choro incessante do kei com a tai, não aguentava mas as cenas de amor dos dois...
    não entendo o q se passou na cabeça do autor nem dos editores que durante todo esse tempo construíram uma grande história pra no final fazer essa merda para os fãs !
    enfim nota 9 para o longo da série e ZERO pra esse final!

    ResponderExcluir
  8. Realmente, me decepcionei bastante com o final.
    Muitas coisas na estória parece que foram forçadas demais... concordo com você "yhad", achei meloso demais esse romance e esses choros constantes que parece que o amor deles é mais importante que o planeta inteiro... já não aguentava mais esses dois xD além de tirar o foco de outros personagens que eram muito interessantes.
    Acabou do nada, e nem acreditei que aquilo era o final. E o que acontece depois? Nós é que temos que imaginar? poxa quero saber pela visão do autor como serão a vida dos personagens....

    ResponderExcluir
  9. Vou bancar um pouco de advogado do diabo...rsrsrs... Eu gostei. Aprecio um pouco a beleza do inacabado e da dúvida, e gosto quando não se explica tudo, especialmente quando se trata de apenas o destino de fulano ou ciclano, são coisas presumíveis, ou se não são, considero uma sombra interessante. Gosto de obras como Uma Odisseia no Espaço, por exemplo. Contudo, concordo que a última luta não teve o glamour que merecia, e que a gente esperava (e, apesar de não ser do final, necessariamente, mas não gostei quando ele inseriu um segundo Kurono na história), mas do resto achei excelente. Ass: Pedro.

    ResponderExcluir
  10. E One Piece contiua com a enrolação em mais de 700 mangás... E Gantz que tinha história pra tudo isso, terminou precoce e vergonhosamente.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Não achei o final essa porcaria toda. Concordo que poderiam ter explorado determinados aspectos do enredo de maneira mais eficiente, mas não considero uma tragédia.
    É muito difícil criar finais satisfatórios para sagas deste tipo (vide os decepcionantes Matrix e Prometheus), mas acho que o autor acertou em ser específico em algumas questões, como a origem de Gantz. Geralmente os autores ficam galinhando e acabam não explicando nada.
    Quanto ás questões feitas pelo autor da crítica acima, gostaria de tecer algumas considerações:
    1) O tal do Bernstein não era assim tão relevante. Sua função foi preenchida ao captar o sinal enviado pelos aliens e produzir a tecnologia. Provavelmente ele morreu junto com aqueles empresários que controlavam Gantz quando o sistema foi hackeado.
    2) Sebastian era um alienígena da raça que enviou a tecnologia Gantz para terra. Até gostei das explicações dos Aliens/Deuses sobre a humanidade. Eu gosto dessa temática sobre a racionalização e desconstrução do ser humano (vide Full Metal Alchemist).
    3) Os operadores das bolas eram seres artificialmente criados para operar o sistema, considerando que os aliens que criaram a tecnologia tinham a compreensão necessária para criar humanos á partir da matéria essencial. Possivelmente perderam a função após a rede ter sido invadida pelos alienígenas.
    4) Concordo que o autor deixou muita coisa para imaginação dos leitores, mas isso não é de todo ruim.
    5) Finalmente, achei o final parcialmente feliz. Do ponto de vista dos personagens principais eu até esperava um final mais trágico. Para raça humana, achei que o negócio não ficou tão colorido assim...

    Enfim, desculpem pelo texto longo, e são apenas opiniões pessoais. Comparativamente, outros mangás também terminaram de maneira apenas razoável em comparação com a história toda (considero Yuyu Hakusho e DBZ exemplos disso).

    Agora, os vampiros realmente desapareceram sem deixar vestígios ou maiores explicações. Parece que o autor simplesmente se arrependeu de criar esse núcleo e sumiu com eles.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre a "2)" eu fiquei em duvida se deus existe ou não existe, sebastian na forma humana disse que conseguia sentir deus assim como o nurarihion tambem disse para katou, mas os aliens da sala da verdade disse que deus não existe.

      Excluir
    2. thx cara muito coerente seu ponto de vista, tipo não foi um final tão ruim como estão dizendo

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. gabriel sanguinette acho que Deus não existe mesmo. O sebastian e o nura são só aliens.Fortes,mas nem chegam perto dos aliens da sala da verdade,,que alcançaram um nível de consciência muito elevado,e que são como deuses.Portanto, sendo o sebastian e o nurarihion aliens,eles devem acreditar em Deus.

      Excluir
  13. cara fiquei muito decepcionada também com o final do mangá..nem vo começar a falar o porque.. MAS BEM QUE PODIAM REFAZER O ANIME NÉ? pq no primeiro q fizeram o final conseguiu ser mais lixo que o final do mangá então porque não refazem??? ia ser iraaaaaaaaaaadooo.. só deviam manter a abertura!!! hehehehe

    ResponderExcluir
  14. O cachorro morreu na caçada dos aliens senju. Sebastian é uma "criatura divina" para os seres humanos entenderem. Assim fica aberto pra interpretações (especulações) como deus alien, etc...

    ResponderExcluir
  15. no entanto aquele quarto onde aparece aquelas entidades... o explicação foi excepcional atravessando assim a crença de muitos, pois o mesmo retrata oque acontece depois da morte, reencarnação entre outros, mas o final deixou a desejar em vários pontos.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O final é ótimo. É a melhor coisa que eu já vi. Nunca havia visto tanta ciência, filosofia, psicologia em uma estória só.
    Muitas pessoas devem ter ficado decepcionadas pelos seus personagens favoritos terem morrido ou não terem sido mais trabalhadas pelo autor. Do meu ponto de vista isso é uma coisa esplêndida de Gantz; os personagens nos são exibidos como se fossem pessoas reais que fazem parte de nossas vidas por um momento e depois se vão. Algumas pessoas entram em nossas vidas e se vão sem que as tenhamos conhecido muito.
    O final tem um argumento ótimo, muito lógico. Quando se observa e compreende a situação de cada um dos personagens, percebe-se que não haveria como, do ponto de vista deles no momento observado, agirem de maneira diferente.
    Vale ressaltar que o mangá não foi o final. A estória continua na novela (livro) Gantz - Exa. O grupo Xpunkcion está compartilhando no seu site do facebook.
    Além disso existe o Gantz - Minus, que também é uma novela. Ela conta estórias anteriores à do mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu no filme gantz o final dele todos apareceu vivos porque o kurono salvou todos no filme que ele ficou na bola preta do gantz quem viu os filmes sabe do final entao apareceu Katou no quarto e depois os outros, entao nesse manga final poderia aparecer os que foi mortos que estao no manga gantz 36 todos pelados poderia voltarem para aonde esta os amigos e o gantz porque no filme mostra a entender que o chefao do gantz morre entao voltar todos, agora quero entender mais sobre esse final de Gantz? PART FINAL MANGA 37...

      Excluir
    2. Meu no filme gantz o final dele todos apareceu vivos porque o kurono salvou todos no filme que ele ficou na bola preta do gantz quem viu os filmes sabe do final entao apareceu Katou no quarto e depois os outros, entao nesse manga final poderia aparecer os que foi mortos que estao no manga gantz 36 todos pelados poderia voltarem para aonde esta os amigos e o gantz porque no filme mostra a entender que o chefao do gantz morre entao voltar todos, agora quero entender mais sobre esse final de Gantz? PART FINAL MANGA 37...

      Excluir
  18. MEU ESSE FINAL DO FILME GANTZ E DIFERENTE DO ANIME GANTZ,MANGA GANTZ ENTAO O CERTO E TER GANTZ 3 Ó FILME/GANTZ TERCEIRA TEMPORADA, PRA MOSTRAR O FINAL VERDADEIRO DO MANGA GANTZ....

    ResponderExcluir
  19. MEU ESSE FINAL DO FILME GANTZ E DIFERENTE DO ANIME GANTZ,MANGA GANTZ ENTAO O CERTO E TER GANTZ 3 Ó FILME/GANTZ TERCEIRA TEMPORADA, PRA MOSTRAR O FINAL VERDADEIRO DO MANGA GANTZ....

    ResponderExcluir
  20. Meu no filme gantz o final dele todos apareceu vivos porque o kurono salvou todos no filme que ele ficou na bola preta do gantz quem viu os filmes sabe do final entao apareceu Katou no quarto e depois os outros, entao nesse manga final poderia aparecer os que foi mortos que estao no manga gantz 36 todos pelados poderia voltarem para aonde esta os amigos e o gantz porque no filme mostra a entender que o chefao do gantz morre entao voltar todos, agora quero entender mais sobre esse final de Gantz? PART FINAL MANGA 37...

    ResponderExcluir
  21. Meu no filme gantz o final dele todos apareceu vivos porque o kurono salvou todos no filme que ele ficou na bola preta do gantz quem viu os filmes sabe do final entao apareceu Katou no quarto e depois os outros, entao nesse manga final poderia aparecer os que foi mortos que estao no manga gantz 36 todos pelados poderia voltarem para aonde esta os amigos e o gantz porque no filme mostra a entender que o chefao do gantz morre entao voltar todos, agora quero entender mais sobre esse final de Gantz? PART FINAL MANGA 37...

    ResponderExcluir
  22. Meu no filme gantz o final dele todos apareceu vivos porque o kurono salvou todos no filme que ele ficou na bola preta do gantz quem viu os filmes sabe do final entao apareceu Katou no quarto e depois os outros, entao nesse manga final poderia aparecer os que foi mortos que estao no manga gantz 36 todos pelados poderia voltarem para aonde esta os amigos e o gantz porque no filme mostra a entender que o chefao do gantz morre entao voltar todos, agora quero entender mais sobre esse final de Gantz? PART FINAL MANGA 37...

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. O final do anime é muito frustrante...o que acontece com o kei no fim das contas?

    ResponderExcluir
  25. O final do anime é muito frustrante...o que acontece com o kei no fim das contas?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. O final foi uma porcaria acabou ali e pronto .... E aí escreveu 383 episódios e no fim pra dar mais um gostinho pros fans reviveu o velho, a kishimoto, reika e a outra ..... Os fans pensam aaaa finalmente elas vão voltar ..... Aí o cara vai lá e desintegra elas denovo .... Caramba!!! Eu tava esperando o tempo todo que alguém fosse reviver a kishimoto e o porcaria revive o nishi, que no fim vocês jah sabem o que ele faz......
    Na minha opinião ......o foco foi demais em cabeças voando, Porno ,uma mensagem que deus não existe . E também foi esquecido de finalizar bemmm o mangá ....desanimador.. Esse é o tipo de manga que você lê e diz poxa não Vo mais ler mangas na minha vida....vai que as outras histórias terminem assim também !!!!
    Desculpem fans mas ... Porra o katou não fez nada soh ficou dizendo ....nossa kei eu queria ser como você!!!! E sem falar que soh ajudou o personagem a morrer!!! eee ainda terminou como um erroi ..... 😒....cara o inimigo que enfrentaram era mais fraco que a estátua de'krisna' que tinha um monte de braços e revivia .se alguém disser que estou errado comenta aí gosto de saber sobre outras opiniões ....e pra terminar .... O que aconteceu depois de tudo como a raça humana se recuperou ? Como ficou a situação do kei e katou? E gantz parou de existir ? É o cachorro e o panda ? É o cara que era bicho de estimação ? E mundo ? É o etc...????

    ResponderExcluir
  28. O final foi uma porcaria acabou ali e pronto .... E aí escreveu 383 episódios e no fim pra dar mais um gostinho pros fans reviveu o velho, a kishimoto, reika e a outra ..... Os fans pensam aaaa finalmente elas vão voltar ..... Aí o cara vai lá e desintegra elas denovo .... Caramba!!! Eu tava esperando o tempo todo que alguém fosse reviver a kishimoto e o porcaria revive o nishi, que no fim vocês jah sabem o que ele faz......
    Na minha opinião ......o foco foi demais em cabeças voando, Porno ,uma mensagem que deus não existe . E também foi esquecido de finalizar bemmm o mangá ....desanimador.. Esse é o tipo de manga que você lê e diz poxa não Vo mais ler mangas na minha vida....vai que as outras histórias terminem assim também !!!!
    Desculpem fans mas ... Porra o katou não fez nada soh ficou dizendo ....nossa kei eu queria ser como você!!!! E sem falar que soh ajudou o personagem a morrer!!! eee ainda terminou como um erroi ..... 😒....cara o inimigo que enfrentaram era mais fraco que a estátua de'krisna' que tinha um monte de braços e revivia .se alguém disser que estou errado comenta aí gosto de saber sobre outras opiniões ....e pra terminar .... O que aconteceu depois de tudo como a raça humana se recuperou ? Como ficou a situação do kei e katou? E gantz parou de existir ? É o cachorro e o panda ? É o cara que era bicho de estimação ? E mundo ? É o etc...????

    ResponderExcluir
  29. O final foi muito bom,esplêndido o manga é frenético é o oque o define a tensão entre vc não saber quem vai ou não morrer e a luta pela sobrevivência a banalização da vida humana tudo foi perfeito difícil de se ver uma história assim tão complexa,agora sobre pontas soltas temos q atender a visão do autor que deixou pra nós imaginar oq aconteceu com cada membro de Gantz e o impacto que o mundo sofreu com a descoberta de vida extraterrestres.
    Outra coisa os aliens que de intelecto superior não são deuses e sim possuímos um conhecimento em nível que poderiam ser chamados de Deuses e a parte da sala branca onde eles falam q humanos não são nada como pó eles querem dizer q não temos nada de especiais e somos apenas mais uma vida q habita no universo assim nos compararmos a insetos q é pra chocar realmente eles mostraram diversos rostos em sua forma q ao meu entender aquelas pessoas eram aliens q fazia parte do grupo deles é passavam conhecimento no nosso planeta.
    O Sebastian era um desses que tinha o mesmo conhecimento dos aliens da sala.
    Já tá bom fico por aqui mas para o final 10/10

    ResponderExcluir