segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Japoneses aceitam Mangá on-line

Parece que a louca perseguição das grandes editoras japonesas aos sites que disponibilizavam os mangás gratuitamente chegou ao fim.


37 editoras japonesas estão em um esforço colaborativo para estabelecer um portal conjunto de mangás digitalizados ainda este ano no mercado americano. O diretor de gerenciamento da Shueisha, Kazuhiko Torishima (já citado em Bakuman) definiu publicamente os planos para esse website durante uma conversa no evento Denshi Shoseki Comic Summit, em Akihabara, nesta Sexta Feira. As editoras são a Akita Shoten, Kadokawa, Kodansha, Shueisha, Shogakukan, Akaneshinsha, ASCII Media Works, East Press, Ichijinsha, Enterbrain, Oakla, Ohzora, Gakken, Ipad MangaKasakura Shuppansha, Gentosha, Jitsugyo no Nihonsha, June-Net, Shodensha, Shonen Gahosha, Shinshokan, Shinchosha, Takeshobo, Tatsumi, Tokuma Shoten, Nihonbungeisha, Hakusensha, Fujimi Shobo, Fusosha, Futabasha, France Shoin, Bunkasha, Houbunsha, Magazine House, Media Factory, LEED e Libre Publishing - todas unidas para levar mangás para a internet a partir de Março do ano que vem. Ainda não foram anunciados quais títulos abrirão essa iniciativa durante a etapa inicial do projeto. Além disso o futuro website se tornará também uma fonte de informação relacionada a quadrinhos publicados pelas editoras que participam do projeto.

Sinceramente: é justo, sem discussão. Com isso, as editoras japonesas demonstram que o problema não é a pré-publicação gratuita do material: é o fato de que os grandes websites agregadores começaram a ganhar bastante dinheiro com acessos e publicidade. Dinheiro que não vai para as editoras. Parece que o caminho agora é esse: os leitores terão suas histórias, os donos dos direitos terão sua parte e todos ficam felizes.
Ótima notícia, parabéns aos lideres dessas editoras.


Chegou o momento em que comprar revistas não é acessível a todos, seja por falta de espaço ou por condições financeiras.
Mais tarde vou trazer outro post para vocês, fiquem ligados.

2 comentários:

  1. WAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA *-------------*


    justo! muito justo!!

    eu sempre fiquei com um certo pesa na consciencia por estar falsificando algo que amo tanto e prejudicando meus autores favoritos, mas agora..... isso acabou :3

    e em março cara! pow... meu presente de aniversário *u*

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100%
    Também faço aniversario em Março \o/

    ResponderExcluir