quarta-feira, 20 de abril de 2011

Decifrando os possíveis finais de Dragon Ball - Parte 1

Ao longo dos anos muitos boatos sobre Dragon Ball e seu termino rondam pelo mundo afora.

O maior e mais aceito sem duvida é que Toriyama planejava terminar a série após o arco Freeza, mas foi forçado a continuar devido a enorme popularidade da obra. Irei citar todos os inúmeros boatos quanto aos possíveis finais da obra, seja pelos termino do "Cell Games" ou por Gohan ser o único capaz de derrotar Buu.

Confiram agora a primeira parte dessa matéria especial:


As Esferas do Dragão

Por mais absurdo que possa parecer essa informação, Toriyama originalmente não tinha planos para sua obra ir além do primeiro arco, onde Goku e Bulma procuram as esferas do dragão. Toriyama menciona isso durante sua entrevista Daizenshuu 2, ao falar da raíz de sua obra "Viagem para o Oeste":
Bulma era Tripitaka, Oolong era Bajie Zhu, e Yamcha era Wujing Sha. Inicialmente eu pensei que iria terminá-la depois de coletarem as esferas do dragão.
Toriyama também mencionou seus planos iniciais sobre Dragon Ball em sua conversa com os três editores que trabalharam ao seu lado durante diferentes periodos da obra (Shenlong Times #2):
Fuyuto Takeda: E então começou a serialização, mas desde o início, quanto da história você já tinha planejado?
Toriyama: Eu ainda não tinha pensado nele em um todo. Pensei que iria provavelmente terminar em aproximadamente um ano, e eu só tinha realmente preparados storyboards para três capítulos.
Em seu comentário no capítulo 249, que apareceu na edição 49 da Shonen Jump em 1989 (e mais tarde foi registrado no Daizenshuu 7), Toriyama igualmente observou:

Dragon Ball, que eu tinha planejado manter por um ano, quando comecei, agora possui uma serialização que ultrapassou Dr Slump! Sinto-me feliz e com medo...


"Cerca de um ano"na verdade significa +/- 50 capítulos, o que seria até o fim do 21 º Tenkaichi Budoukai. No entanto, seria difícil descrever Toriyama tendo inicialmente previsto acabar com a série após o final do 21 º Tenkaichi Budoukai, porque ele próprio disse que não havia planejado a história em qualquer lugar perto de tão longe quando ele começou.

O que será que fez Toriyama continuar sua obra além do ponto estimado? Será a massiva popularidade? Na verdade, não! Devido as proporções que a obra tomou é difícil acreditar, mas no primeiro arco de Dragon Ball a obra não era muito popular. Como Toriyama explica em sua entrevista no Daizenshuu 2, a série realmente alavancou em popularidade a partir do 21º Tenkaichi Budoukai:

Toriyama: Até o começo do Tenkaichi Budoukai, a série não tinha grande popularidade. Na época Torishima-san me disse "seu protagonista é bastante simples. É por isso que não é popular".
Pessoalmente, desde que eu tive em mente que estava fazendo uma história de luta, naturalmente vi que suas roupas deveriam soar simples. Portanto, isso me magoou um pouco, mas depois aceitei.
"Bem, vamos aumentar sua popularidade", pensei. Quando projetei o personagem Goku, as palavras que melhor o representavam era "Eu quero me tornar forte". Mesmo os mini-eventos de torneios em Dr. Slump faziam bastante sucesso, então eu simplesmente resolvi seguir a história em formato de torneio... assim nasceu o Tenkaichi Budoukai.
Eu retirei temporariamente os outros personagens além de Goku e trouxe de volta Kame-sennin, assim como o carismático Kuririn. De lá, a obra teve um grande crescimento."



Como vimos, é um facto que Toriyama no início pensou que a série iria acabar após esta primeira missão, é um mistério por que ele teria continuado além de seus planos iniciais, se a série não foi muito popular na época.
A busca pelas esferas do dragão duraram cerca de meio ano, talvez por isso Toriyama achou que ele deveria continuar até concluir o ano, assim como havia planejado. Então, no momento em que o ano acabou, o enredo do 21 º Tenkaichi Budoukai finalmente ganhou a popularidade suficiente para justificar a continuação de sua obra.

Finalizando, a última página do capítulo em que acaba o arco da busca das esferas do Dragão, Toriyama brinca ao iniciar sua frase citando um possível fim da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário