quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Autores famosos discutem sobre mangá Ilegal na internet


O blog 2chan.us traduziu comentários entre Ken Akamatsu (Love Hina/Negima) e Kazumi Tojo (autora de Mirage of Blaze) em seus Twitter sobre o fãs que digitalizam mangás e postam na internet.

Akamatsu sugeriu nesta terça-feira que os scans ilegais "caiu na categoria de bens da internet" e que será impossível eliminá-los. "A única coisa que podemos fazer neste momento é lançar o nosso próprio site gratuito com o 'modelo de publicidade". Em novembro passado, Akamatsu anunciou seus planos para lançar um site gratuito para o seu trabalho, assim como de outros criadores que não estão mais em impressão. Mais tarde, ele acrescentou que o site pode realizar dōjinshi (manga auto-publicados).

Akamatsu também expressou preocupação de que a popularidade dos mangás boys-love (mangá gay), entrará em declínio por iPhones e outros dispositivos com restrições de conteúdo.

Tojo começou outra conversa na quarta-feira por relatar uma história sobre um amigo que faz tanto dinheiro quanto ela, mas não se sente a necessidade de pagar para manga quando ele pode ser adquirido gratuitamente na internet. Riri Shimada (autor do romance Ryū no Yumemiru Machi) observou que as pessoas tem vergonha de tomar um item físico de uma cabine de venda vazia, mas que não sentem a mesma vergonha sobre o download.

Minako Uchida (criador do mangá Unbalance Tokyo) adicionou que os fãs se sentem satisfeitos com os downloads "sem perceber que estão sacando dinheiro e destruindo o mercado". Masami Yuuki (criador de Patlabor) diz que até mesmo os "melhores autores" terão dificuldade para sobreviver.


Fica ai o aviso para o pessoal que somente tem interesse em baixar e nunca compram mangás de suas obras favoritas, pode ser que em breve não tenham mais mangás a venda por conta dessa atitude.

2 comentários:

  1. Acredito que no Brasil o problema seja diferente; Primeiro, apenas alguns titulos vêm pra cá; Segundo, por nao termos uma industria forte nessa area (talvez ai a compra de mangás ajude mto, mas é um ciclo e alguem tem q começar), as pessoas se sentem acanhanadas de começar uma coleçao e correr o risco de não tê-la completa, caso simplesmente as editoras brasileiras resolvam deixar de produzi-lo. Terceiro, o preço de mangás está cada vez maior, muito dificil para nossa atual realidade economica. Creio q no Brasil a discussao seja diferente, pois recem estamos engatinhando nisso.

    ResponderExcluir
  2. Meu comentário ficou um pouco extenso e meio sem nexo, mas acho q dá pra entender. Eu to sem dormir, gomen!

    ResponderExcluir