sábado, 29 de maio de 2010

Chindogu

Yo! Bom Final de semana pessoal, venho mostrar um hobbie um tanto exotico chamado Chindogu. "Chin "estranho", dogu "ferramenta".
Cada chindogu é um objeto inútil, mas nem todo objeto inútil é um chindogu. O inventor Kenji Kawakami, fundador da Sociedade Internacional de Chindogu (SIC) elaborou 10 princípios que definem um exemplar autentico.


1) Um chindogu deve ser inútil. É fundamental que as invenções sejam, do ponto de vista pratico, quase completamente inúteis. Se você inventar algo tão pratico, mas tão pratico, que acabam usando todo dia, você não inventou um chindogu. Melhor correr para o escritório de patentes.

2) Um chindogu deve existir. A geringonça não é para ser usada, mas precisa ser feita. Afinal, para ser inútil primeiro o objeto precisa existir. Tem de ser possível imaginar alguém realmente usando o "produto".

3) Um chindogu desafia convenções - o invento não tem a menor obrigação de ser útil. Eles representam a liberdade de pensamento e ação:a liberdade de desafiar o domínio conservador da utilidade e a liberdade de ser (quase) inútil.

4) Um chindogu é algo corriqueiro - uma forma de comunicação não-verbal compreensível para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Não valem invenções cuja inutilidade só possa ser entendida por especialistas.

5) Um chindogu não pode ser vendido - o objetivo não é ganhar dinheiro. Se você aceitar o dinheiro pelo mesmo, já corrompeu o propósito da invenção.

6) O humor não é sua única razão. Um chindogu é criado para resolver problemas. O humor é apenas o resultado de uma solução não convencional para um problema que no final das contas, nem é la grande coisa.

7) Chindogu não é propaganda - são objetos inocentes e feitos para ser usados, apesar de não poderem ser usados. Não devem ser criados para serem perversos, irônicos, nem para tirar sarro dos outros.

8) Não pode ser obsceno - A sociedade Internacional de Chindogu seguem certos padrões de decência. Inventos com insinuações sexuais, piadas de baixo nível, cruéis ou ofensivas, são proibidos.

9) Um chindogu não pode ser patenteado - são para todo mundo, e não podem ser patenteados, colecionados ou comprados.

10) Não pode ser preconceituoso - a invenção jamais deve favorecer uma raça ou religião. Jovens e velhos,homens e mulheres e etc. Todos devem ter a mesma chance de apreciar qualquer chindogu.

Alguns exemplares:




Depois dessa bizarrice me despeço desejando que tenham um domingo não tão monotomo quanto geralmente é =D
Ja nee

Nenhum comentário:

Postar um comentário