sexta-feira, 28 de maio de 2010

Homenagem aos 30 anos de carreira de Tsukasa Hojo

Tsukasa Hojo (1959) é um dos mangakas considerados "dinossauros da Jump". Darei um breve resumo de sua trajetoria artistica antes de ir as homenagens.

Em 1979, quando ainda era estudante na escola industrial de arte de tóquio, realiza seu primeiro mangá, Space Angel, que lhe vale o prêmio Osamu Tezuka para quadrinhos, concedido pela editora Shueisha, na qual publicaria a maior parte de suas obras.

Em 1980 aparece seu primeiro trabalho profissional, Ore Wa Otoko da! "Sou um homem", uma comédia estudantil para a Shonen Jump. Para a mesma revista publica, a principios de 1981, Third Deka com roteiro de Kazehido Tokai; no outono desse mesmo ano, lança o que será seu primeiro grande êxito, Cat's eye.

Em 1983 e 1984 apareceram, respectivamente, as duas primeiras historias curtas de City Hunter, cuja grande acolhida entre os leitores fará com que em 1985 se converta em série regular.

Em 1986 aparece a hitória curta Nekomanma Okawari "Quero mais comida de gatos", que seria reunida dois anos mais tarde no volume Tenshi no Okurimono "O presente do Anjo" junto com Ore wa Otoko da! e os dois episódios primitivos de City Hunter. Em 1987 e 1989,lança Splash!, serie de quatro breves histórias románticas, em que experimenta a utilização de cores. Sakura no hana no sakukoro "A época das Cerejeiras" é outra reunião de relatos curtos, incluindo o que dá titulo ao volume, de 1993, que é protagonizado por um personagem aparecido previamente em City Hunter, Sarah Nishikujo, uma jovem que tem o dom de se comunicar telepaticamente com as plantas. Ela reaparecerá no mesmo ano em Komorebi no Motode "Embaixo de um Raio de Sol".
Também em 1993 aparece Shojo no Kisetsu "A época das Meninas", no ano seguinte é a vez da despreocupada Rash!!, protagonizada por uma atraente delegada de policia e seu colega de profissão. Uma terceira reunião de historias curtas, Melody of Jenny, com a particularidade de que estão ambientada na II Guerra Mundial, é publicada em 1996. Em 1997 cria um mangá mais realista que suas criações precedentes, Family Compo, publicada em Allman, titulo para jovens adultos da shueisha, sobre as relações entre um jovem universitário, órfão de pais e seus tios adotivos, que são travestis.

Entre seus mais recentes trabalhos,estão Parrot:Kofuku no Hito "Parrot:A pessoa Feliz",2000, série de relatos curtos onde volta a experimentar as cores, empregando fundos feitos com computador, e Angel Heart (2001, para Comics Burger), de novo baseada em um personagem procedente de City Hunter. Graças a suas duas séries mais famosas, Hôjô se revelou um especialista do mangá policial com toques de humor, se bem que soube demonstrar seus talentos nos demais gêneros que cultivou.

PS: No primeiro live-action de City Hunter (tiveram 3 live-action), Jackie Chan interpreta Ryo e numa cena hilaria, acaba tendo que enfrentar os personagens do Street Fighter.



Depois de tanto que escrevi vamos as HOMENAGENS. Os colegas jumpianos de Hôjô fizeram gravuras dos personagens de City Hunter e Eyes Cat nesse marco tão importante do autor.



City Hunter por Takehiko Inoue (Slam Dunk, Vagabond)


Cat's Eye por Yoshihiro Togashi (Yu Yu Hakusho, Hunter X Hunter)


Cat's Eye por Rumiko Takahashi (Ranma 1/2, Inu-Yasha, Urusei Yatsura)



City Hunter por Tetsuo Hara (Hokuto no Ken)
*PS:imagem tensa, puta falta de sacanagem*


É isso por hoje, se divirtam com a leitura =D

Meus parabens ao Hôjô..
ja nee

Nenhum comentário:

Postar um comentário