quinta-feira, 16 de junho de 2011

RPG cinematográfico ou MMORPG?


Calma, não estou chamando MMORPG de "RPG cinematográfico".
Esse é o nome que resolvi adotar durante essa matéria em meus comentários referentes aos RPGs lançados para consoles.

Esta é minha segunda postagem tematizando RPG, dessa vez abordando sobre os polêmicos RPG eletrônicos. Os RPGistas mais fervorosos sempre criticaram estes por não representar todos componentes de um RPG, até que ponto isso é verdade? Existe mesmo uma diferença tão grande? Explorarei um pouco desse lado, mas minha real intenção aqui é comparar MMORPG e os RPG cinematográficos.

Primeiramente, vou explicar o significado de cada um separadamente, para somente depois dar uma opinião sobre qual é meu favorito.
MMORPG

Atualmente existe uma gama tão imensa no mercado que fica até difícil se prender em apenas um título. No Brasil o gênero ganhou força com Tíbia, agradando até mesmo quem nunca tinha jogado RPG na vida.
Como jogar? Para todos MMORPG o procedimento é o mesmo. Instalar/Criar conta/Jogar

As fichas geralmente permitem ao jogador personificar seu char (personagem) de maneira a distribuir pontos em atributos (força, inteligência, etc) e costumizar aparência/roupas. Até esse ponto o MMORPG é exatamente identico a um RPG de mesa.
A história de fundo nos MMORPG são simples, o grande atrativo é a interação com outras pessoas ao redor do mundo e cumprir missões para ganhar XP (experiência). Embora o cenario ganhe constantes atualizações em visual, os personagens jogadores nunca terão um papel importante dentro do cenário, independente do nível que ele possui. Para compensar isso, existe a opção de criar guildas (semelhante a torcidas organizadas de Futebol), e organizar competições contra guildas rivais.

No Brasil, a maior responsável por MMORPG é a Level Up!
Alguns de seus títulos - Dofus , Grandchase , Perfect World , Ragnarok

MMORPG
Diversão: +/-
Interatividade: +
História: -

RPG Cinematográfico
Já foi lançado para praticamente todos video-games (console). Mesmo que muitos nunca tenham jogado, acho impossível não conhecerem o nome Final Fantasy, uma das franquias mais bem sucedidas do gênero.

RPG para consoles teve sua popularização com o mega hit Dragon Quest no console Nintendinho (NES/Famicon), título que no Ocidente teve pouca repercussão e adaptações, mas no meio otaku ele é grande conhecido de mangakas famosos, tais como: Yoshihiro Togashi e Masashi Kishimoto. Outra curiosidade é o fato de Akira Toriyama ser o character design oficial de todos os games da franquia.

Caracteristicas do gênero: Os personagens aqui já vem prontos, em todos os sentidos (Algumas poucas excessões).
Sua tarefa é apenas avançar em um roteiro já definito, onde você encarna as histórias dos personagens e sente na pele todos seus drama/temores/motivações.
Se comparado ao RPG de mesa e sua premissa, as semelhanças se restringem quanto aos Itens, estratégia e atributos. Fora isso, esses jogos não cumprem uma real interpretação e nem a liberdade para se personalizar seus personagens.

Principais franquias - Dragon Quest, Final Fantasy, Phantasy Star, Breath of Fire, Xenosaga.

RPG Cinematográfico
Diversão: +
Interatividade: -
História: +


Comparando ambos sistemas:
MMORPG tem uma história simples, mas não apenas isso, o jogador nem precisa conhecer a história. A diversão está em criar grupos para cumprir missões e trocar ideias com pessoas diferentes. O problema é que o jogo em sí é cansativo e a medida que você evolui chega uma hora que você simplesmente não tem o que fazer.

No RPG para consoles ou "RPG cinematográfico", as histórias são dignas dos grandes títulos do cinema onde o jogador é transportado para um mundo totalmente diferente, esquecendo assim qualquer preocupação do cotidiano (nesse aspecto o RPG para console cumpre o papel de um verdadeiro RPG). A diversão é garantida ao presencear todos acontecimentos da trama e resolver os puzzles (desafios de quebra cabeças), é raro os RPG para console em que os jogadores desistam antes do fim.
O grande problema é a interatividade nula, o jogador é obrigado a seguir um cronograma pré-definido.

Eu prefiro os RPG para console, por me garantir satisfação do inicio ao fim. Sei que ao terminar o jogo terei muitas lembranças relacionada ao mesmo.
Em MMORPG as lembranças das jogatinas podem não ser muito boas, pode acontecer de você ter sido hackeado e perdido muito dinheiro, ou ter sido "morto" e recebido muitos chingamentos. É problematico - como diria o Shikamaru (Naruto).

Espero que tenha ficado clara a diferença entre ambos sistemas de RPG.
Por enquanto é isso, ja nee

Nenhum comentário:

Postar um comentário