terça-feira, 22 de junho de 2010

[Resenha seiyaknight] Cowboy Bebop


Ficha de Produção
Genero: Ação; Ficção Cientifica
Estudio: Sunrise (Gundam)
Autor:
Hajime Yatate (pseudônimo usado por autores da Sunrise)
Direção:
Shinichiro Watanabe (Samurai Champloo; Ergo Proxy; Visions of Scaflowne, e outros)
Musica:
Yoko Kanno (Wolf’s Rain e Visions of Scaflowne)

Shinichiro Watanabe é um consagrado diretor no mercado de anime. Com vasta experiência em cultura pop, tem como marca registrada influencia e citações diversas a ícones do cinema e da musica ocidental. Nos
fins da década de 90, o estúdio Sunrise fez o pedido que o tão experiente diretor apresentasse um projeto ambientado no espaço. Watanabe já tinha algumas idéias formuladas, ao agregá-las junto a sua equipe, grandes temas surgiram e assim o mote central de Cowboy Bebop teve início.

Situada no ano 2071, a história que gira em torno de um grupo de caçadores de recompensa, que viajam na espaçonave Bebop, é contada em 26 episódios, onde há ação, aventuras, crimes e tragédias. Com muitos cenários e profundos personagens combinado com a ótima fluidez da trama.

Você pode baixar o anime: Aqui

Assistir on-line:
Aqui


Nos bastidores das Sessões
Para se entender o titulo da serie, é necessário conhecer um pouco da historia do Jazz. No século XIX, o povo negro dos USA vivia uma situação de extrema segregação racial e, desse lamento, surgiram estilos musicas que autenticavam uma cultura tão rica, unindo a batida da musica africana com a melodia européia. A principio, os jazzistas tocavam “de ouvido”, sem ler partituras, o que foi suplantado na década de 30 com o inicio do “swing”, subgênero de tom formal, como os estilos europeus da época. O contraponto surgiu na década seguinte, com o “bebop”, afinal. A regra era ser imprevisível, deixar de lado a padronização e resgatar a improvisação presente no inicio do Jazz. E essa é a idéia do titulo Cowboy Bebop: subverter as diretrizes dominantes do anime; ser comercial sem duvidar da inteligência de seus espectadores.

As influencias par
a a criação de Cowboy Bebop são um prato à parte no banquete sensorial que é a serie. Apesar de haver centenas de exemplos de uso obvio, e por vezes desnecessário de material ocidental em animações japonesas, a maestria de Watanabe manteve uma correta independência de estilos. E são varias as citações: filmes de faroeste; Kung-Fu; filmes policiais da década de 70, tudo dentro de uma atmosfera musical extremamente rica. Os estilos musicais, alias, têm grande papel no contexto da serie, desenvolvendo os enredos e pontuando as emoções de cada episodio. Os episódios são divididos em sessions, numa alusão as “Jam sessions” do jazz, onde toca-se de improviso, sem ensaios. Não que os episódios sejam constituídos de improvisos – longe disso - , mas o elemento surpresa de cada um deles é sempre presente. Pode-se chamar Cowboy Bebop de “Cult”. De fato, quando a serie foi exibida em 98 na famosa Tv Tokyo, não obteve grande sucesso e foi tirada do ar no décimo terceiro episodio. Os temas adults, embora tratados com sutileza e inteligência, entraram em certa polemica e, por fim, a emissora aberta cancelou a serie na metade. Percebendo o potencial dos demais episódios, o canal de Tv por assinatura japonês WOWWOW deu continuidade a exibição dos treze capítulos restantes.


A musica como Essência
Um grande destaque da série foi o modo como a musica deixou de ser um plano de fundo nas cenas de ação, e se tornou um coadjuvante. Os próprios títulos tinham sentido musical. Yoko Kanno, compositora da maior parte das musicas da serie, foi uma das grandes revelações da produção do anime. Criou-se uma sinergia tão intensa entre sua musica e as intenções do diretor que a trilha sonora ate hoje, é um fator preponderante na serie. A musicista japonesa, que nunca cursou faculdade de música, tem uma grande inteligência musical e é muito eclética. Compor todo tipo de canção, sem ter preferência por qualquer ritmo ou estilo musical, foi fundamental para a trilha sonora de CB. Kanno também esteve à frente de sua banda, os Seatbelts, criada especialmente para a produção musical da serie. O nome é um trocadilho: demonstra como os músicos usam “cintos de segurança” ( seatbelts) para estarem seguros enquanto tocam em intensas “Jam sessions”. Os interpretes variaram, mas geralmente eram Mai Yamane e Steve Conte. Conte, junto com Tim Jensen manteve a parceira com Yoko Kanno em outras series de anime. O grupo uniu-se novamente em 2004 para a criação da trilha do jogo de videogame baseado na franquia.

As portas do Céu – Cowboy Bebop: O Filme
No ano de 2001, devido ao grande sucesso da versão animada, fomos parabenizados com uma versão cinematográfica, que para mim foi ate superior a tudo já produzido anteriormente da franquia. Em seu nome original “Cowboy Bebop: Tengoku no Tobira, citação a musica de Bob Dylan “Knockin on the Heaven’s Door”. A animação é extremamente realista e sólida, a trilha sonora novamente esbanja talento. Nesse filme também, em minha humilde opinião, temos a melhor luta de contato físico já criado em um anime. Vicent VS Spike é de tirar o fôlego do inicio ao fim.




vicent vs Spike

Baixar o filme:
Aqui
Assistir o Filme on-line: Aqui


Filme "live-action"
No dia 23 de Julho de 2008, foi confirmado que será produzido mais um filme de Cowboy Bebop, dessa vez com atores de carne e osso. No dia 16 de Janeiro de 2009, Keanu Reeves (que é um fã da obra) foi confirmado no papel de Spike. A empresa que produzirá o filme será a 3 Arts, Shinichiro Watanabe, diretor da série, e Keiko Nobumoto, roteirista da série, serão os produtores associados. Por falta de orçamento, que segundo o próprio ator Keanu Reeves comentou, estava tão caprichado que o valor da produção chegava a custar meio bilhão de dólares. O projeto segue sem novidades, mas ao que tudo indica, vai ser um filme que honra a franquia em todos os sentidos.


Curiosidades
*A moeda corrente no universo de CB é o woolong, e apesar de alguns especularem suposta paridade entre esta moeda e o iene atual, o mais plausível é que seus valores cheios de zeros (a recompensa sendo 1 milhão de woolong , por exemplo, era considerada baixa pelos caçadores) se devem a alta inflação por qual passou a sociedade após tantas mudanças bruscas.

*As armas de Spike, Jet e Faye são respectivamente uma Jericho 941, uma Walther P99 e uma Glock 30.

*O nome do criador de CB é Hajime Yatate, pseudônimo do estúdio de produção, Sunrise (mesmo caso das antigas obras do Gundam).

*Spike tem olhos bicolores, fato explicado durante a serie
*Uma das influencias de Shinichiro Watanabe usadas em CB é o anime da década de 70 Lupim III, já exibido na Locomootion, com o titulo “Cliffhanger”, eu assistia *-*

*Também há citações a filmes como “2001:Uma odisséia no espaço”,”Alien:O oitavo passageiro”,”Jornada nas Estrelas e “O Corvo”.

*As historias tinham tanto embasamento na realidade que muitos episódios geraram controvérsia no Japão e sobretudo, nos USA, onde alguns deles tiveram a exibição temporariamente cancelada devido a fatos semelhantes ocorridos a época.

*Todos os títulos dos episódios possuem conotação musical, seja direta ou indiretamente.

*Há duas series em mangá baseadas no universo CB: uma delas lançada em terras tupiniquins pela Editora JBC.

*Spike pratica a arte marcial Jet Kune Do (estilo criado pelo lendário ator e lutador Bruce Lee)


Seu anfitrião se despede por aqui dizendo um enorme "BANG"!!!
Oyamusinasai ^.^

Um comentário:

  1. FoF:Bebop é a prova viva que os episodeos da semana podem fazer susesso...ehehehe.... mais acima de tudo com muito etilo....vida longa ao "Catlion"...ehehehe....

    ResponderExcluir