sábado, 11 de junho de 2011

A história do RPG de mesa

Hoje em dia o termo "RPG" tem se tornado comum graças aos inúmeros jogos para console e MMORPG, mas na verdade poucos sabem de verdade o que significa RPG e como surgiu, fiquem satisfeitos, irei explicar:

RPG (Role playing Game) são jogos que se assemelham a filmes imaginários que você cria com seus amigos. Estes jogos permitem que você e seus amigos se tornem heróis e tenham aventuras impossíveis no mundo real.
Um dos jogadores assume o papel de Narrador (ou Mestre), que tem uma tarefa muito difícil, pois é ele que cria a história, detalha os perigos que os personagens enfrentão e descreve as recompensas que eles poderão ganhar.
Embora o Narrador coloque desafios e inimigos para os outros jogadores, ele e os jogadores não são antagonistas, mas colaboradores. O desafio vem de inventar buscas e batalhas que rivalizem com os grandes filmes de ação, não de derrotar uns aos outros.

Os outros jogadores criam personagens únicos seguindo regras do sistema escolhido (comentado mais a frente) , após acabado esse processo basta interpretar e se divertir.
RPG são exercícios criativos, a interação e cooperação encontradas no RPG são dificilmente encontradas em outras brincadeiras.

Um RPG é como uma versão adulta dos jogos que brincavamos quando criança. Quando corriamos pelo quintal fingindo ser super-herois, éramos essencialmente atores fazendo um teatro improvisado. Jogar RPG é um teatro improvisado supervisionado por regras.

Você precisa de pelo menos duas pessoas para jogar, mas grupos de 3 a 5 pessoas são melhores. Todos os jogadores, com uma exceção, assumirão os papeis de personagens específicos (chamados de "personagens jogadores"). Um dos jogadores será o narrador.
Antes que todos se sentem para jogar, o Narrador deve preparar uma história. Durante a história, o Narrador desceve para os jogadores o que seus personagens estão vendo e ouvindo. O Narrador também interpreta os pápeis dos outros personagens que os jogadores encontram durante a aventura.

Embora a parte mais importante de jogar RPG seja a diversão, existem regras, por exemplo: E se o seu personagem quiser quebrar uma cadeira na cabeça de um inimigo que está causando problemas?Nessa hora é preciso as regras para dizer o que acontece. Quanto dano o inimigo recebeu?Está tonto ou inteiro? Todos sistemas de RPG oferecem um conjunto de regras para essas situações.

E nesse ponto todos utilizam o mesmo objeto para realizar os testes. Estou falando de dados. A maioria das pessoas conhecem apenas os dados de 6 faces, mas existe um conjunto bem maior criado exclusivamente para RPG: 4,8,10,12,20 e 100.


Tendo explicado o básico, vamos conhecer os mais famosos sistemas existêntes:

D&D (Dungeons & Dragons):

Sistema mais antigo de RPG, tem como foco aventuras medievais, onde os personagens devem explorar masmorras cheias de armadilhas, enfrentar hordas de monstros e trabalhar estratégias de combate.
Os jogadores poderam interpretar magos, guerreiros, ladinos entre outras profissões (chamadas em RPG de "classe"), além de raças exoticas como elfos e anões.
Vale ainda ressaltar que D&D possue livros que retratam mundos fantasiosos bastante complexos, um prato cheio para quem ama histórias.
Para saber mais baixe o livro aqui


GURPS (Generic Universal Role Playing System)

Criado em 1986, é famoso por sua abrangência, versatilidade, dinamismo e detalhismo nas regras. Pouco recomendado para iniciantes.
Com esse sistema você pode jogar qualquer tipo de aventura, seja: medieval, futuristica ou super-herois.
Para saber mais baixe o livro aqui


Vampiro:A Mascara

Criado em 1991, tem como foco o horror pessoal. O terror psicológico é muito importante para uma trama de "Vampiro", principalmente no que se refere ao aspecto de o personagem ir aos poucos se tornando um monstro, perdendo as características que o tornavam humano conforme se vê obrigado a se alimentar (e, por vezes, matar) seus antigos companheiros mortais. Assim sendo, o tema central do jogo não são batalhas nem guerras, mas sim como manter a sua "humanidade".

Em 2004 o jogo foi "destruído" por seu roteiro ter sido explorado ao máximo. A solução foi criar um novo cenário que tivesse a mesma idéia, mas com algumas mudança, eis que surge o "Mundo das trevas" que compreende os jogos "Vampiro:Requien" "Lobisomen: The Forsaken" e "Mago:O Despertar".
Baixe o livro aqui


3D&T

RPG criado no Brasil e que visa a simplicidade.
Nada de fichas demoradas e inúmeras regras, aqui você pode se divertir a vontade.
Otakus adoram o sistema por ser o melhor para adaptar personagens de anime, mas não apenas isso, com esse sistema é possível criar uma aventura em praticamente qualquer cenário imaginario.
Baixe o livro aqui

Essa é minha primeira matéria sobre RPG, um hobby que me acompanha a mais de 15 anos. Por enquanto é isso, tenham um bom fim de semana.
Ja nee

6 comentários:

  1. Uau adorei completamente!!! Eu não sabia o que queria dizer RPG sinceramente eu estou muito atrasada na matéria!!
    O teu blog é fantástico beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog, e sinceramente sempre quis saber o que queria dizer RPG, sabe já até joguei em um desses livros de RPG que tem...
    adorei, Bj!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelos comentários.
    RPG pode ser agradável ou tedioso, tudo vai depender da habilidade do Narrador.
    Meu sistema favorito é vampiro, adoro encarnar os predadores da noite *--*

    ResponderExcluir
  4. Oi Sekai!
    Nossa, como ficou cara a caravana para o AF! Bom, é uma pena...porque o evento é muito bom, especialmente no último dia. Ah esse lance do Fresno é complicado..acho que isso é uma tentativa da Yamato de garantir um local para fazer o evento ano que vem, pois o local desse ano será desativado posteriormente.
    Nossa outro dia eu quase congelei no meu trabalho...frio demais tem que ficar todo empacotado rs. Pior é acordar de manhã para ir trabalhar...
    Opa eu estou montando o Top 7 mas tá dificil arranjar tempo pra organizar as fotos certas!

    Então quanto ao RPG...nunca tive o hábito de jogar e nem me interessei muito mas acho legal o do Vampiro - A Máscara, por ser fã de vampirismo.
    Gostei muito do artigo, fiquei sabendo muitas coisas =)

    bjs
    http://www.empadinhafrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiie, adorei seu blog, bem legal, estou seguindo *-*. Quanto ao RPG eu já sabia, adoro jogar RPG, pena que faz tempo que não jogo, pois o único mestre(meu irmão) não quer mestrar, achei legal você falar sobreo o RPG de mesa, que para mim é o único que presta =D
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oha.
    Só para dizer que espero que o Dosu fique feliz por alguém se lembrar dele!
    Beijinho *

    ResponderExcluir