domingo, 6 de junho de 2010

Nintendo, Sega e Sonic!


Voltemos a falar um pouco sobre games.

Novamente me focarei em Sonic, o mascote da Sega, que ultimamente não veem agradando a gregos nem a romanos.


Desde a época dos consoles de 8 BIT, existia uma "guerra" entre duas empresas japonesas pela maior casta de fãs. Falarei um pouco sobre ambas: Nintendo e Sega





Nintendo

O significado da palavra Nintendo pode ser: "Equipare-se aos céus", "Deixe que os céus façam por você", ou até mesmo: "Alcance o paraíso". Esse nome tem a intenção de dar um sentimento de superioridade ao consumidor e ser uma forma de propaganda e marketing com objetivo de comparar a Nintendo a uma "bênção divina" e relacioná-la a Deus.

Criada por Fusajiro Yamauchi em 1889, primeiramente fabricava cartões artesanais de um baralho chamado Hanafuda. Em 1950, Hiroshi Yamauchi, bisneto de Fusajiro, fez uma parceria com a Disney para produzir cartas estampadas com seus personagens.

Surge um gênio: Shigeru Miyamoto, um designer trabalhando desde 1977 na empresa, fora chamado para criar um jogo que pudesse usar os gabinetes do mal-sucedido Radar Scope. Miyamoto, que não entendia nada de tecnologia, criou um game sobre um marceneiro chamado Jumpman que salvava sua namorada de um gorila. Donkey Kong, lançado em 1981, foi um sucesso, e revelou dois personagens: o gorila-título, e Mario, que se tornaria mascote da empresa.

Após Isso, Aquele encanador passou a representar todo um império nipônico de sucesso. Atualmente existe mais de 17 versões diferentes no mercado e em geral são muito bem recebidas pela crítica.


Sega
(Service Games) Corporation 株式会社セガ é uma empresa desenvolvedora de software e hardware para vídeo games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.
Seu auge nos games caseiros se deu entre os consoles Sega Master System e Mega Drive. Em 1986, a Sega lançou o primeiro Alex Kidd. Ele foi o mascote da empresa até 1991, quando seria substituído por Sonic, que trouxe a empresa a "Era de ouro dos 16 Bit".

Por volta de 2004, a Sammy assumiu a Sega e passou a ter o nome Sega Sammy Holdings, agora uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mundo.

Sonic
O porco espinho azul (ouriço, para os japoneses) era o rebelde que desafiava a hegemonia do sistema, e por um bom tempo conseguiu fazer páreo grosso para o Mario.
Sonic foi criado sob o pedido da Sega para o time AM-8 (atual Sonic Team) que criasse um jogo que superasse a marca de um milhão de cópias. Simples assim.

Sua recepção foi muito boa, e a promessa do "1 milhão de jogos vendidos" foi cumprida. Sonic era, um personagem cativante, e melhor ainda, com um jogo envolvente e viciante. A Sega viu luz em seu novo mascote.




Nos seu
s primeiros jogos, ele tinha um look enfezado, querendo correr, reclamando quando o jogador demorava em tomar alguma ação no controle. Dava um aspecto mais radical, rebelde pro porco espinho, e isso agradava às crianças e adolescentes que jogavam. Até que deram a possibilidade do Sonic falar. Boa parte do carisma caiu por terra, já que ele saiu da linha “pouco papo, muita ação”.

De acordo com a Sega, Sonic é um personagem que "vive como o vento", levando a vida do jeito que gosta e combatendo a opressão, para trazer paz a natureza.

Um fato curioso é a homenagem feita em "Sonic the Hedgehog 2" a "Dragon Ball". O game foi lançado em 1994 (auge e encerramento de Dragon Ball no mangá/anime), e marca a presença da forma "Super Sonic", em que o herói fica com a cor dourada, tendo seus espinhos ouriçados, característica da transformação do "Super Saiyajin".




Sonic 4 no Snes?!


Lembro de ter o cartucho desse jogo, mas pesquisando mais detalhadamente, fiquei sabendo que é uma versão Hackeada do jogo "Speedy Gonzales in Los Gatos Bandidos", sendo assim, uma versão pirata.

PS:é muito engraçado ver o "Mario" pulando dentro da gaiola xD


Promessa de um Futuro promissor!

Apos as mancadas dos games para PS2 e a conversão para ambiente 3D, os fãs serão presenteados com Sonic The Hedghog 4, para os consoles Xbox 360 e Playstation3, e o retorno a plataformas.
Espero que o Ouriço volte a arrasar nas vendas e popularidade, assim como nos tempos dourados.



Agradecimentos de seu anfitrião, seiyaknight
Ja nee

2 comentários:

  1. Sonic The Hedghog 4 também estará no Wii, não esqueça da Big N. O Sonic tah aparecendo muito na Nintendo, tem até o Sonic Corlors, jogo exclusivo do Wii que sairá em breve.

    ResponderExcluir