domingo, 15 de agosto de 2010

Curiosidades Yu Yu Hakusho - Parte 2

Referências

Megallica
Sabemos que Megadeth e Metallica são duas das bandas favoritas de Togashi (no final do capítulo 38 do mangá, em seus usuais rascunhos, ele se desenha numa moto cantando "Fight Fire With Fire", do Metallica). Sabemos também que no fundo, Metallica e Megadeth são uma coisa só, já que o fundador da segunda é o baixista expulso da primeira, Dave Mustaine. Nada mais justo do que criar a banda favorita de Kuwabara e sua gangue a partir da reunião dessas duas: Megallica, os Deuses do Heavy Metal, como costuma dizer Kazuma.

Shonen Jump
No capítulo 21 do mangá, quando Yusuke entra no restaurante onde estão Sakamoto e sua gangue, prestes a se encontrar com Kuwabara para negociar o resgate de Eikichi, Yusuke começa a ler uma revista de mangá chamada "Weekly Chunen Jumbo", uma clara referência à revista que publicava YYH na época, a "Weekly Shounen Jump", da Shueisha. E o que ele está lendo? O volume anterior do mangá de YYH!

Oingo Boingo
No episódio 21 do anime, após a batalha contra Suzaku, Yusuke desperta no quarto de Kuwabara após um longo sono. É possível ver nas paredes um pôster do Oingo Boingo, uma banda de New Wave que foi muito famosa principalmente nos anos 80. Bem eclético esse Kuwabara.


Time Gorenja/Go Ranger
O nome Gorenja é na verdade uma homenagem às equipes de Super Sentai, sendo um trocadilho com "Go Ranger", algo como Cinco Defensores. O sufixo "Ranger" é muito comum em tokusatsus (séries de heróis em live-action) de equipes com uniformes coloridos. Temos por exemplo Turbo Ranger, Jyu Ranger, Dai Ranger, Kaku Ranger, OH Ranger, Car Ranger, Mega Ranger, Dekaranger, o americano Power Rangers dentre vários outros. Coincidência ou não, o primeiro seriado de sentai produzido no japão chamava-se Go Ranger! Os nomes dos integrantes do time Gorenja seguem também a tradição das cores: Akarenja ("Ranger" Vermelho), Aorenja ("Ranger" Azul), Momorenja ("Ranger" Rosa), Kirenja ("Ranger" Amarelo) e Midorenja ("Ranger" Verde). Apesar de não usarem uniformes exatamente iguais, todos possuem um cinturão com a letra respectiva à sua cor em inglês. Kirenja por exemplo, tem a letra Y. O Time Gorenja não é a única equipe do torneio a fazer referência aos Super Sentai: temos também o coadjuvante Time Kidou Sentai.
Sailor Moon
Yoshihiro Togashi e sua exl esposa Naoko Takeuchi (criadora de Sailor Moon) começaram a namorar na época em que Togashi escrevia YYH. Talvez por isso hajam tantas referências à Sailor Moon pelo anime e mangá: - No capítulo 44 do mangá, Kurama interfere numa luta lançando uma rosa, marca registrada de Tuxedo Mask. - No Torneio de Unificação do Makai, Koenma aparece fantasiado de Tuxedo Mask. - No último episódio do anime, duas colegas de Keiko estão muito parecidas com Haruka Tenoh (Sailor Urano) e Michiru Kaioh (Sailor Netuno).

Street Fighter
No episódio 9 do anime, quando Yusuke junta-se às pessoas que aguardavam no templo de Genkai, é possível ver na multidão pelo menos quatro personagens imediatamente reconhecíveis para aqueles que conhecem a série Street Fighter: Zangief, Dhalsim, Honda e um provável Ryu.


Mad Piero
No sexto episódio do anime, as palavras "Mad Piero" podem ser vistas pixadas numa parede. Yusuke também passa pela placa de um Pub chamado "Piero", no mesmo episódio. Essas são referências ao estúdio que produziu a série, o Pierrot, que se pronuncia "Piero", uma palavra derivada do francês que significa palhaço. Coincidência ou não, há um vilão chamado "Mad Piero" em Cowboy Bebop.


Goodyear
Também no sexto episódio, Yusuke passa por um pneu velho com a inscrição "Bad Year", uma sátira à marca Goodyear. Engraçadinhos esses artistas de cenário, não?





Nenhum comentário:

Postar um comentário