sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Kihachiro Kawamoto deixa nosso mundo!

É de assustar, tem morrido muita gente de remome @.@


O Animador e artista de fantoches, Kihachiro Kawamoto falesceu de pneumonia em 23 de Agosto, nessa segunda-feira. Ele tinha 85 anos. Kawamoto é mais conhecido pela obra Sangokushi em fantoches, a adaptação televisiva do literário romance chinês "Romance of the Three Kingdoms". Ele também trabalhou em uma série de obras de animação experimental como Shijin no Shougai e Winter Days. Em Winter Days, Kawamoto venceu o Grande Prêmio da divisão de animação da Media Arts Festival do Japão Awards em 2003.

Kawamoto, nasceu em Tóquio no ano de 1925, e começou a trabalhar na indústria através do estúdio TOHO de arte em 1946. Ele mais tarde se tornou um titereiro
freelancing e viajou para a Tchecoslováquia para aprender o ofício atraves do artista de renome internacional Jiri Trnka. Ele ajudou a desenvolver o domínio da língua japonesa de marionetes e o teatro.

Além de Sangokushi, Kawamoto criou a adaptação
(1993-1995) das clássicas guerras épicas Heike Monogatari. Seu último trabalho foi uma adaptação de 2005 do Shinobu Orikuchi's Shisha no Sho novel. Ele serviu como o presidente da Associação Japonesa de Animação.


Em homenagem a esse grande gênio, mostro um AMV de seu grande sucesso. Descanse em paz, Kihachiro Kawamoto.



Duas noticias tristes na sequencia, uma pena =/

Nenhum comentário:

Postar um comentário